O computador entrou pela porta dos fundos da escola. Essa é uma frase que se escuta muita nas rodas de conversa quando o assunto é o uso das tecnologias na educação e nos ambientes escolares. Elas são, por definição, criadas pelo homem para facilitar e melhorar sua vida. Portanto, só faz sentido usufruir de uma tecnologia quando ela cumpre essa missão.

A tecnologia moderna foi incorporada nas instituições educacionais vários anos após o surgimento da Terceira Revolução Industrial, chegando atrasada se comparada a inserção por outros segmentos. Com o boom dos microcomputadores no final da década de 90 e início dos anos 2000, muitos governantes decidiram equipar suas escolas com laboratórios de informática.

Entretanto, tal aquisição não se deu de forma “puxada”, por demanda dos beneficiários, e sim, “empurrada”, por interesses de gestores do sistema educacional. Dessa forma, o que era para ser uma solução, passou a ser um problema. As escolas tiveram que organizar seus espaços para receber as máquinas, pensar num sistema de manutenção periódica dos equipamentos, o que foi um grande problema face à burocracia do sistema público, e rever as matrizes curriculares, de forma a incorporar aulas de informática para os alunos. Os professores tiverem que se capacitar para dominar tal tecnologia e, mesmo assim, muitos ficaram desconfortáveis pois, talvez, na primeira vez na história, alguns alunos conheciam mais sobre algum assunto que seus próprios professores. Infelizmente o ingresso das tecnologias da área de informação e comunicação nas escolas se deu dessa forma.

Estamos ingressando na Quarta Revolução Industrial e as escolas não podem mais criar esse abismo entre as tecnologias e seus processos de ensino e aprendizagem. O uso da tecnologia na sala de aula, aliada a metodologias ativas no processo de ensino, tem um papel fundamental para trazer o aluno para o protagonismo de sua aprendizagem. Juntos, podem ser os grandes responsáveis por resgatar esse aluno que está desconexo da escola.

Vamos Conversar?

Entre em Contato Comigo

Endereço

Av. do Batel, 1230, Torre BTC, Sala 02 – Batel, Curitiba – PR, 80420-090

Contato

contato@institutocasagrande.com

41 3079 7090

Facebook
Instagram
WhatsApp chat